segunda-feira, 30 de março de 2020

Atividade De Português, 8ºB e C Prof: Dailzi

Escola Est. Olímpio Alves
Atividade de Linguagem – Prof. Dailzi Frauzino – Data___/___/___
Aluno _________________ ________________________Turma 8º

À MEIA-NOITE LEVAREI O SEU SONO
Na volta às aulas, teens relutam em largar
a internet e ir para a cama
Iuri de Castro Tôrres

Com poucas variações, a história é a mesma. “Pareço um zumbi”, “É difícil voltar à rotina”, “Dormia às 5 horas e acordava às 13 horas”, etc.
É, voltar ao ritmo escolar, com intermináveis aulas que começas antes das 8h, enquanto o dia brilha lá fora e sua cama chama, não é mole.
Mas quem são os inimigos da rotina saudável de sono dos tens? A resposta é fácil: a internet, o celular e, é claro, a internet no celular.
“Essa geração está cada vez mais conectada”, diz Silvana Leporace, coordenadora de orientação educacional do colégio Dante Alighieri. “Dormem com ao celular ao lado e ficam trocando mensagens com os amigos. ”
Para Cristiano Nabuco, coordenador do programa de dependentes de internet do instituto de psiquiatria da USP, “os adolescentes espirram do controle dos pais”. “Eles não dormem, a internet é um apelo muito forte. ”
Segundo Silvano, isso atrapalha o aprendizado, pois a fixação do conteúdo ocorre durante o sono.
Matheus, 17, de Santos (SP), por exemplo, é um madrugador confesso. “Nas férias, ia até as 6h fácil”, conta. Como é professor de informática, o garoto passa horas fuçando novas ferramentas on-line.
Como agora tem de pular da cama às 6;30h da madrugada, demora a acordar “de verdade”. É a mesma situação de Guilherme, 16, de São Paulo, que “zumbiza” durante as primeiras aulas do dia. “Tenho que jogar gelada na cara. ”
A técnica para disfarçar as olheiras é a maquiagem, e a estratégia para espantar os bochechos é música alta no caminho para a escola. Ainda assim, eles dificilmente escapam deum cochilo em aula.
Também é comum tentar compensar, aos sábados e domingos as horas de sono perdidas. É quando os tens “hibernam”. Stefanie, 15, dorme até depois do almoço. “Vale a pena”, atesta.
“Sento em frente ao computador e esqueço da vida, nem vejo o tempo passar”, diz Brenda, 16.
A impressão do tempo “voar” faz sentido do ponto de vista científico. Segundo Nabuco, o córtex pré-frontal, parte do cérebro que controla os impulsos e é sede da razão e do conhecimento, ainda não é desenvolvido nos adolescentes.
Por isso, de acordo com o médico, é mais difícil saber a hora de desconectar e ir contar carneirinhos para dormir no mundo real. 

“Internet não é inimiga, mas precisa
de controle”, diz médico.

Para Cristiano Nabuco, coordenador do programa de dependentes de internet do Instituto de Psiquiatria da USP, a internet não é uma inimiga, mas é necessário controlar o seu uso.
Três sinais de que a rede está atrapalhando a sua vida são: você esconde o número de horas que fica conectado, fica apreensivo de ir a lugares sem internet e deixa de fazer atividades cotidianas, como esportes ou sair com os amigos, para ficar on-line.
“Não dá para ficar acordado a noite toda e não conseguir levantar de manhã”, diz.
Segundo Gustavo Moreira, pediatra e pesquisador do instituo do sono, o ser humano foi feito para dormir no escuro, e a luz do computador e da TV confundem tudo.
“A luminosidade age no centro de sono do cérebro, responsável por organizar o ciclo de descanso. Ele passa a entender que não escureceu e fica desperto”, diz.
O resultado é mal humor, irritação e pouca concentração nos estudos. (ICT)
Interpretação do texto
Responda:

1 – O texto da reportagem traz informações sobre tens.
a) quem são esses tens?
b) onde vivem os tens da reportagem?
c) por que para esses tens é muito difícil voltar para o ritmo escolar

2 – Como o repórter caracteriza o uso da internet, do celular e da internet no celular por esses tens?

3 – Por que, segundo Silvana Leporace, o uso excessivo da internet atrapalha o aprendizado dos alunos?

4 - Segundo os depoimentos dos jovens, quais são as estratégias utilizadas para:
  - Acordar mais rápido pela manhã?
- Disfarçar as olheiras?
  - Espantar os bocejos?
- Compensar as horas de sono perdidas durante a semana?

5 – Releia a fala de Brenda
“Sento em frente ao computador e esqueço da vida, nem vejo o tempo passar ]...]. ”
a) que palavra é utilizada na reportagem para traduzir como Brenda sente o tempo quando está diante do computador?
b) como a ciência explica esse fato?
c) qual a sua opinião sobre o fato de adolescente esquecer da vida diante da tela do computador? Com você isso também acontece?

6) A reportagem relata o que dizem Cristiano Nabuco e Gustavo Moreira, especialistas que estudam essa dependência da internet.
a) em que local essa dependência é estudada por eles?
b) por que essa independência interessa a quem estuda distúrbios do somo?

7 – Os especialistas citam três sinais como indicadores de que a internet está causando dependência no usuário. Segundo eles, a pessoa:
- Esconde o número de horas que fica conectada;
- Tem medo de ir a algum lugar onde não seja possível acessar a internet;
- Deixa de fazer atividades do dia a dia, como praticar esportes e sair com os amigos para focar na internet
Depois de conhecer os critérios dos especialistas, como você se avalia? Poderia ser considerado um dependente da internet?
 Explique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário